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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Criatividade & Inovação a seu favor

Muito se fala de criatividade e inovação, o que era um destaque nas duplas de criações publicitárias, hoje em dia são requisitos essenciais em todas as profissões de comunicação social. Ser criativo e inovador, não é ter um dom, menos ainda receber inspirações do além. Basta ser inteligente e capaz de desenvolver algumas técnicas. Para isso não sejamos preconceituosos ao dizer: “Isso não é da minha area.” Ou: “ Eu não gosto disso, eu não gosto daquilo” Nesse mundo em que todas as informações se entrelaçam, profissionais de comunicação devem e precisam trabalhar em equipes também. Certamente cada um com especialização na sua área específica, mas com uma noção geral. É cada vez mais comum, e o mercado atual não me deixa mentir quando numa agência de publicidade, tem um jornalista, ou numa revista há publicitários. Cada um fazendo o que sabe fazer de melhor, em conjunto e de forma precisa. Integração é a palavra da vez. E se falamos de criatividade e inovação, muito podemos aprender, unindo as técnicas publicitárias com as jornalísticas.

Etapas para a Construção do Texto: Identificação e Preparação- Levante o máximo de informações que conseguir. Ninguem escreve nada, se não souber o assunto.

Incubação: Deixe o subconsciente absolver todas as informações que conseguiu.

Rascunho ou Brainstormig: Coloque para fora todas as idéias que passam na sua cabeça, não se policie, não limite seus pensamentos, deixe que as informações pairem no ar, e apenas escreva.

Redação e Elaboração: Após ter as informações e idéias, costure essas com conceitos. Organize-as dos aspectos mais relevantes, aos menores. Respondendo as seis perguntas básicas: Quem, o quê, onde, quando, por quê e como.
                           
Revisão ou Verificação: Agora é o momento de certificar e validar essas idéias. Aplique-as na prática, mostre a outras pessoas, e deixe as idéias descansar. Só depois de revisar seu texto novamente, ele estará pronto enfim.                                                           

Se você vai escrever uma matéria para jornal, peça publicitária ou enredo para novela, não importa. Escrever é pensar em cima do papel (Donald Weiss), então o importante não é só escrever, mas fazer isso de forma inovadora e criativa. Seu leitor precisa ser atraído ao ler seu  texto, ter um desejo despertado e ser induzido a alguma ação. Ao conseguir unir as técnicas criativas jornalísticas e publicitárias, certamente vai obter o resultado que deseja, ou algo ainda melhor. Afinal quer você acredite que consiga, quer não, você sempre terá razão! (Henry Ford)

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