home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Você estuda Jornalismo? Conheça 3 tipos perigosos de repórter

Os jornalistas são pessoas curiosas que gostam de correr atrás de informações até que encontrem a verdade sobre um fato. Os jornalistas geralmente costumam aplicar diversas técnicas para extrair a informação de suas fontes. Se você está nos últimos semestres do curso de Jornalismo e quer seguir carreira como repórter, fique atento aos perfis que você pode encontrar no mercado:



# Tipo quieto
(Crédito: Dreamstime/Divulgação)

Você já esteve em uma conversa onde a outra pessoa não fala nada e só fica te olhando mesmo depois de que você termina de falar? Esse tipo de repórter procura intimidar as pessoas a falarem mais, pois muitas vezes elas se sentem estranhas diante da situação e do silêncio repentino. Este tipo de profissional brinca com a mente das pessoas para que elas possam dizer coisas sem pensar depois de terminar a resposta oficial.




# Grosseiro
Normalmente, os repórteres que possuem mais tempo de carreira podem ser grosseiros em entrevistas que exijam que o personagem seja pressionado a falar. Muitas vezes esta situação ocorre quando o entrevistado é acusado de algum crime ou de mentir diante da sociedade. É importante estar preparado para entrevistas deste tipo e conhecer bem o tema antes de fazer perguntas delicadas aos entrevistados.




# O amigo
Alguns profissionais deixam os entrevistados confortáveis até que eles comecem a se soltar e falar coisas que não falariam normalmente a um desconhecido. Geralmente, estes repórteres começam com perguntas leves ou inclusive a falar de situações pessoais para depois começar a fazer perguntas sobre o tema principal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário