home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 9 de abril de 2013

Quem é o jornalista brasileiro?



Fonte: http://www.jornalistasdaweb.com.br

Um relatório feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) , mostra que entre as características demográficas observadas, o relatório mostra um aumento significativo na participação feminina na área jornalística. Segundo o estudo, hoje as mulheres representam 64% dos profissionais da área, entretanto, os homens ainda ocupam a maioria dos cargos de chefia. 


O estudo também mostrou que 98% dos jornalistas que atuam no Brasil possuem formação superior, e que entre esses, 91,7% tem graduação em Jornalismo. Dos graduados, 61,2% são formados no ensino privado e 40,4% deles têm curso de pós-graduação. Foram identificados 317 cursos de Jornalismo no país.

Ainda de acordo com a pesquisa, 59,9% dos jornalistas recebem até cinco salários mínimos. O índice de desemprego observado na categoria coincide com a taxa no país, que fechou o ano de 2012 com 5,5%. Os dados também mostram que 24,2% são associados a entidades sindicais. Dos jornalistas, 55% atuam em mídia (veículos de comunicação, produtoras de conteúdo etc.), 40% atuam fora da mídia, em atividades de assessoria de imprensa ou comunicação ou outras ações que utilizam conhecimento jornalístico, e 5% trabalham predominantemente como professores.

A pesquisa “Perfil profissional do jornalista brasileiro” é um projeto do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e com apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores do Jornalismo (SBPJor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário