home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Estudiosa da língua portuguesa fala sobre erros de redação jornalística mais comuns

Muitos jornalistas adorariam ter na redação uma colega como Dad Squarisi. Além de editora de opinião do Correio Brazilienze, ela é estudiosa da língua portuguesa e expressão oral e escrita.

Seu livro mais recente, “Escrever melhor” (Contexto, 2008), assinado com a jornalista Arlete Salvador, figura entre os livros de não ficção mais vendidos do país – ocupa a 14ª colocação no ranking do Publishnews e está na 10ª edição, fora três edições pocket.

Também apresenta o "Fale Certo", quadro que vai ao ar às quartas-feiras no telejornal do meio-dia da TV Brasília e assina a coluna "Dicas de Português", publicada em 15 jornais do país.

Mesmo que trabalhe quase sempre aspectos estruturais do texto, úteis para todo tipo de redação, é inevitável que a autora tenha um visão crítica sobre os textos jornalísticos, parte de sua rotina diária no Correio, onde também mantém o "Blog da Dad", sobre a língua.

Para ela, a piora gradual dos textos jornalísticos deve-se à carência de profissionais qualificados nas redações, unida a um agravante considerável: a pressa. “É uma moçada de 22 ou 25 anos, recém formada, que já carrega falhas de formação e ainda trabalha demais”.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário