home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Talvez uma das soluções para o Brasil seja a Comunicação se integrar na Educação. Por que não acontece?

Diferentes discussões estão em pauta quando se trata de comunicação, uma delas é a questão do envolvimento dos meios comunicacionais na educação. Mas como isso se daria? Simples de se dizer se pensarmos em uma maneira prático-teórica de resolução. Mas o que seria isso? Contradição? Não. A resposta continua sendo simples. Os meios de comunicação estão cada vez mais convergentes entre si, portanto, com a universalização da informação. 

As novas gerações já nascem com os dois pés na tecnologia, desde pequenas as crianças são bombardeadas com redes sociais, celulares, vídeo games, etc. Deve-se comentar que não estou aqui defendendo um limite para a tecnologia para crianças, muito pelo contrário, é muito válida essa tecnologia e acho que ela pode ser muito bem aproveitada para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. 

Há alguns anos já se tem essa preocupação no campo do trabalho científico de aproximar as duas áreas, porém, nada de concreto vem sendo feito. Existem vários campos de pesquisas em diversas escolas de comunicação de universidades espalhadas pelo Brasil sobre os assuntos de “educomunicação”. 

Talvez, as pesquisas não tenham sido levadas adiante mais por falta de investimentos na área e também por falta de interesse das empresas de divulgar mais um campo que poderia ser muito bem explorado para o desenvolvimento da sociedade. 


Referência: Artigo científico do Professor da USP, Adilson Citelli, “Comunicação e educação: perspectivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário