home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Novo proprietário da Rede Bom Dia deixa jornalistas em aviso prévio

A recém-comprada pela Cereja Comunicações Digital, Rede Bom Dia, está com mudanças que estão assustando os jornalistas. Embora haja um acordo impedindo demissões até dezembro, o Comunique-se advertiu que, nesta semana, vários jornalistas assinaram aviso prévio. Segundo fontes, a ideia do novo dono é que a maioria dos funcionários sejam PJ’s, porém não há proposta de recontratação oficial. 

Nos bastidores, quem não estiver adequado ao novo sistema, deverá se retirar definitivamente da equipe. O Diário de S. Paulo também deve tomar as mesmas medidas. Alguns dos jornalistas impressos já foram alertados sobre a mudança. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo esteve em reunião nesta terça-feira, 17, com a Cereja Comunicações junto com um advogado do grupo Traffic. Em relação ao Diário de S. Paulo, a mudança oficial é o endereço, pois a empresa deve sair de Osasco e se dirigir a São Paulo, assim, atingindo também a gráfica. 

A Cereja afirma que adquiriu apenas o título da Rede Bom Dia, sendo assim, quem possui responsabilidades pela situação dos jornalistas é a Traffic, que pelos termos negociados no contrato de venda, deve demitir os funcionários e arcar com os encargos trabalhistas. 

O Sindicado afirma que a novo mudança de “pejotizar” todos os funcionários é inadmissível. “A empresa pode administrar seu negócio da forma que desejar. O que não pode acontecer é o desrespeito às leis trabalhistas e a Convenção assinada com o Sindicato”, afirmou o presidente da entidade, José Augusto Camargo.

(Fonte: Portal Comunique-se)

Nenhum comentário:

Postar um comentário