home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Profissionais de comunicação e seus sete pecados capitais


Ir  em busca da verdade, montar a reportagem da forma que melhor agrada o leitor alvo, levar a informação , conhecer realidades e retratá-las para o mundo , inovar, ajudar, enfim. Estas são algumas características e anseios de um profissional de comunicação, especificamente um jornalista.
Mas em meio a tanto altruísmo existem sim muitos “escorregões profissionais”  e o Blog Comunique-se fez uma brincadeira chamada “Os sete pecados capitais de um profissional de comunicação”, que são:  


A Gula
Mentir que a pauta é exclusiva para colunistas somente para dar uma repercussão maior em diversos veículos importantes de comunicação. Mudar a “cara” de um press release e afirmar que a matéria é nova para “enganar” os jornalistas.

A Avareza
Acreditar que somente os grandes veículos devem ser atendidos e esquecer que existem outros diversos veículos que também devem ser contemplados com a informação. Lembre-se que o mercado de comunicação gira e um jornalista hoje em veículo menor pode ir para outro amanhã.

A Luxúria
Acreditar que sua pauta é a melhor e cobrar que os jornalistas acreditem no mesmo. Perguntar: como você não vai dar essa matéria?

A Ira
Cobrar do jornalista que ele fale somente bem do cliente e reclamar de qualquer pauta negativa, mesmo que saiba que o jornalista falou a verdade.

A Inveja
Cobrar do jornalista um espaço maior para sua fonte e perguntar porque a matéria do concorrente ou seu espaço no jornal saiu maior do que o de seu cliente.

A Preguiça
Afirmar ao cliente que a pauta não rende somente para não se dar ao trabalho de transformá-la em notícia e tentar oferecer aos jornalistas.

Orgulho ou Vaidade

Acreditar que por estar em uma grande assessoria pode desprezar os jornalistas que o procuram para obter informações do seu cliente, mesmo que sejam simples. Perguntar ao jornalista: como você não sabe isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário