Ir em busca da verdade, montar a reportagem da
forma que melhor agrada o leitor alvo, levar a informação , conhecer realidades
e retratá-las para o mundo , inovar, ajudar, enfim. Estas são algumas
características e anseios de um profissional de comunicação, especificamente um jornalista.
Mas em meio a tanto
altruísmo existem sim muitos “escorregões profissionais” e o Blog Comunique-se fez uma brincadeira
chamada “Os sete pecados capitais de um profissional de comunicação”, que são:
A Gula
Mentir que a pauta é exclusiva para colunistas
somente para dar uma repercussão maior em diversos veículos importantes de
comunicação. Mudar a “cara” de um press release e afirmar que a matéria é nova
para “enganar” os jornalistas.
A Avareza
Acreditar que somente os grandes veículos devem ser
atendidos e esquecer que existem outros diversos veículos que também devem ser
contemplados com a informação. Lembre-se que o mercado de comunicação gira e um
jornalista hoje em veículo menor pode ir para outro amanhã.
A Luxúria
Acreditar que sua pauta é a melhor e cobrar que os
jornalistas acreditem no mesmo. Perguntar: como você não vai dar essa matéria?
A Ira
Cobrar do jornalista que ele fale somente bem do
cliente e reclamar de qualquer pauta negativa, mesmo que saiba que o jornalista
falou a verdade.
A Inveja
Cobrar do jornalista um espaço maior para sua fonte
e perguntar porque a matéria do concorrente ou seu espaço no jornal saiu maior
do que o de seu cliente.
A Preguiça
Afirmar ao cliente que a pauta não rende somente
para não se dar ao trabalho de transformá-la em notícia e tentar oferecer aos
jornalistas.
Orgulho ou Vaidade
Acreditar que por estar em uma grande assessoria
pode desprezar os jornalistas que o procuram para obter informações do seu
cliente, mesmo que sejam simples. Perguntar ao jornalista: como você não sabe
isso?
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