Foto: Rádio ABC/Divulgação (à direita o jornalista Leandro Amaral) |
Antes de escrever, é necessário estabelecer um foco. É isso que diz o jornalista Leandro Amaral, ex-aluno da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que trabalhando há mais de oito anos na área, indica aos futuros aspirantes que estabeleçam suas metas antes mesmo de iniciar na carreira.
Amaral se formou na universidade em 2007, mas antes do final do curso conseguiu o primeiro estágio, na Rádio ABC. Foram dois anos como estagiário na rádio, o que garantiu a Leandro não apenas experiência na área, mas possibilitou que o então aprendiz iniciasse sua carreira na política, que hoje é a editoria favorita do jornalista.
Leandro foi efetivado pela Rádio ABC, como repórter de política, e em 2008, conseguiu o seu segundo trabalho, dessa vez no jornal regional Repórter Diário, o que de acordo com o jornalista, impulsionou a sua carreira. “O que eu sempre gostei no jornalismo era a falta de rotina. Não me via trabalhando em um escritório. Depois de formado, comecei a trabalhar na Rádio ABC e no Repórter Diário. Era corrido, mas gratificante”, diz.
Hoje, no entanto, o perfil de jornalismo de Amaral mudou. Em 2012, Leandro se tornou Editor-Chefe do jornal Bom Dia ABCD, onde atuou até 2013. Com o fechamento do jornal, Leandro precisou adaptar o seu perfil, e começou a trabalhar com os trabalhos freelances, o que o possibilitou que o jornalista buscasse novas áreas do jornalismo.
Atualmente, Amaral trabalha em quatro lugares. “Hoje eu faço matérias diárias de política para o Repórter Diário e faço boletins políticos para a TV Mais. Além disso, às quintas-feiras eu apresento um programa de jornalismo na WEB TV São Caetano. Continuo também na Rádio ABC, estágio que eu consegui na época da universidade”, conta o jornalista.
Com toda a sua experiência, Leandro não poupa dicas aos futuros jornalistas. A primeira e principal delas é prestar atenção aos contatos, primordiais para qualquer jornalista. “A agenda é a alma do jornalista. Eu posso voltar para casa sem um furo de reportagem, mas não há um dia em que eu volte sem um novo contato. O contato sempre vai ser sua base de informação. As pessoas que você conhece, sempre te ligarão para passar informação. Se o jornalista tem uma boa agenda, ele se torna um profissional mais consolidado no mercado”, pontua Leandro.
(Por Lígia Berto)
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