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terça-feira, 29 de setembro de 2015

As novas formas de comunicação

Há um século, a comunicação em tempo real entre pessoas de diversas partes do globo parecia utópica. Eis que na década de 90, com o advento das novas tecnologias e da Internet, as fronteiras espaciais diminuíram, aproximando de forma única as pessoas.

Foto: Divulgação
As maravilhas da modernidade tornaram possível uma interação nunca antes vista, permitindo a troca de informações eficiente, rápida, de baixo custo e que pode atingir a todos. Os diários foram substituídos pelos blogs, em um mundo digital, no qual, com um simples toque, o usuário poderia publicar seu dia a dia fazendo uso das redes sociais.

O ambiente virtual se tornou, a partir desse momento, uma plataforma de disseminação de notícias, onde qualquer um pode brincar de ser repórter. No início, meios de comunicação de massa lutavam contra os ideais prometidos pela Internet, visto que tudo aquilo se tornava ameaçador. A migração para os meios virtuais, no entanto, logo se demonstrou mais que necessária, e nos dias atuais se tornou uma importante fonte de pautas e muito mais que isso, dinamizou o processo de comunicação. O jornalismo sofreu uma revolução, e os ouvintes e telespectadores agora tem o poder da fala.

Um leque se abriu para a indústria da comunicação principalmente no campo jornalístico, antes resumido única e exclusivamente aos impressos. Os hiperlinks e mídias proporcionaram vantagens inúmeras criando uma interação direta com o leitor. Tudo isso somado a possibilidade de atualizar ou corrigir notícias, que já haviam sido lançadas, a qualquer momento.

O desafio que ainda assombra muitos dos impressos e impede a migração desses é a adaptação do formato, do conteúdo e da linguagem sem que a essência da comunicação se perca. Mesmo nos dias de hoje o futuro da área é incerto, no entanto, a certeza que se pode ter é que a comunicação continuará sempre se expandindo e propiciando um mercado cada vez mais amplo para os profissionais de comunicação.

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