Foto: Divulgação |
Após a globalização e as mudanças políticas, econômicas e sociais, os profissionais da comunicação se deparam com um novo desafio. A partir da inserção da internet, não temos mais que esperar a edição do jornal do dia seguinte para se informar. Temos fácil acesso a informação, e junto a isso, houve um amadurecimento dos telespectadores. As plataformas mudaram gerando maior interatividade com os leitores, e cabe ao profissional conhecer as diversas ferramentas e utilizá-las em prol do seu trabalho.
Segundo a jornalista Teca Martins, "hoje, comunicadores devem ir além do seu diploma de jornalista, radialista etc. Espera-se que ele tenha iniciativa, criatividade, amplo conhecimento geral, além de ser maleável e se adaptar às mudanças do mercado. É necessário que o comunicólogo conheça bem o seu público e analise bem os fatos, buscando pautas interessantes a fim de chamar a atenção do leitor em meio a milhares de informações que chegam até eles".
Muitas vezes a comunicação é julgada como uma campo muito restrito, mas Daniel Pires, formado em rádio e TV na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), é uma prova dessa versatilidade de quem faz comunicação social. Ao ingressar no mercado, na Rádio ABC, ele acabou caindo na área jornalística, entrando com boletins ao vivo, pensando em pautas etc. Depois de um tempo, ele criou uma série especial dentro da rádio sobre ditos populares. Além da criação da parte jornalística, também pôde editar o produto. "Eu vi que dava para unir essas coisas, nós somos multimídias", contou Daniel.
O segredo está em manter a mente aberta e entender que comunicação social é um todo: vai além da habilitação que você escolheu, e esse pode ser um diferencial na hora de arrumar um emprego. "Hoje em dia é necessário sair da faculdade preparado para produzir, apresentar, fazer entrevistas, coletar dados e tudo mais. Você nunca sabe a oportunidade que te espera lá na frente”, afirmou Thiago Monteiro, também formado em Rádio e TV, pela Universidade Metodista.
Cabe ao profissional também utilizar as novas tecnologias em prol do seu trabalho, não se acomodar, estar sempre buscando novas informações, aprimorando seu conhecimento e inovando, afinal, ser um comunicador é acima de tudo vender a sua ideia e sua capacidade de pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário