Titulo+Texto+Foto: por décadas essa foi a fórmula clássica que assegurou sucesso ao jornalismo de massa. Um bom e articulado título, texto bem escrito e de quebra uma fotografia que complementasse a linguagem textual conquistavam a atenção do leitor.
Não se pode negar que até hoje esse recurso funciona, mas as interações com o público pós-moderno estão redirecionando as ferramentas para um novo estilo de produção: o infográfico.
Um infográfico é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema. Ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxílio de um texto explica ou informa sobre um assunto que não seria tão bem compreendido somente em palavras.
Algumas pessoas têm preconceito, pensam que infográficos são desenhos explicativos para crianças e que são desnecessários para adultos, mas não é bem assim. Se ajuda no entendimento de determinado assunto e te faz “poupar” o tempo de ler linhas e linhas de texto, qual o problema?
Com a possibilidade do uso de interfaces gráficas para a criação de sites, unindo os recursos de mídia e visuais disponíveis, a infografia se tornou a melhor maneira de disseminar notícias. Por volta de 1995, com o surgimento de programas capazes de tratar o desenho vetorial, o uso da infografia se consagrou como um dos melhores modos de expressar uma informação.
Transmitir uma notícia por meio de “desenhos” não rompe a condição comunicativa anterior do profissional. Na verdade é algo simples, uma vez que no decorrer da história nos comunicamos mediante representações visuais para compreender termos complexos, como as metáforas.
E agora, entendeu ou quer que eu desenhe?
Revista "Inteligence in Lifestyle" quase totalmente composta por infográficos |
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário