Por: Amanda Souza
Ser um jornalista capaz de atuar em todas as frentes do processo de comunicação nos dias de hoje é essencial, muito mais do que saber escrever bem. E para conseguir a tão disputada vaga de jornalista no mercado, é preciso que o profissional assuma uma postura plural e conjugue habilidades de diversas outras profissões relacionadas, como por exemplo, a criatividade de um publicitário, domínio em softwares de edição, tornar eficaz processo de comunicação, assim como os Relações Públicas e saber criar conteúdo para o mundo digital, onde todas as mídias convergem.
No mundo acadêmico, essa percepção veio um pouco tarde e as disciplinas se prenderam muito a antigos modelos de mercado como redação de impresso, aplicados a disciplinas práticas com tecnologias que hoje estão defasadas. Então, talvez seja a hora de estudantes e profissionais pararem de reclamar que jornalismo não dá dinheiro, que o mercado está saturado e se prepararem para o perfil que ele exige.
Para quem busca se adequar a essa tendência, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) acaba de abrir inscrições para o curso de pós-graduação na área. Além disso, a ESPM também anunciou que dará início a primeira turma de mestrado em jornalismo digital.
Para o mestrado, a instituição terá como base produção jornalística, modelos de gestão em jornalismo e produção de conteúdo, com base em novos modelos de mercado, sem perder a essência do jornalismo. O programa vai oferecer 20 vagas para aulas noturnas duas vezes por semana e as inscrições podem ser feitas até dia 11 de janeiro. O curso terá início em 15 de fevereiro e o programa se estende por dois anos.
Já na pós-graduação em jornalismo digital, o profissional será preparado para pautar, apurar e editar dentro da dinâmica das mídias digitais, desenvolver projetos, entender a audiência e condições básicas para a prática do bom jornalismo, como credibilidade, agilidade e qualidade. O curso tem carga horária de 360 horas e duração aproximada de 18 a 20 meses e será oferecido no período matutino no Campus Joaquim Távora, em São Paulo. O início das aulas está marcado para 29 de fevereiro de 2016.
Os interessados podem se inscrever no site da ESPM ou ligar para o telefone (11) 5085-4689.
Com informações do Portal Comunique-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário