Foto: Beatriz Lucas
No dia 21 de março, o mundo comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. A síndrome não é doença, portanto não existe tratamento ou cura. Pessoas com síndrome de down são capazes de amar, sentir, aprender, se divertir e trabalhar. A deficiência é causada pela presença de três cromossomos 21, ou seja, as pessoas com Síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células ao invés de 46, como a maior parte das pessoas.
O fato é: o ser humano é diferente e ponto. Nunca nasceu e nem nascerá um ser igual ao outro. Você ter um cromossomo a menos não te permite discriminar quem tem um cromossomo a mais. Somos todos diferentes, e ao invés de aprender a conviver com as diferenças perdemos tempo categorizando quais diferenças aceitamos ou não.
Devíamos admirar cada forma infinita de ser, cada detalhe diferente que nos torna humanos. Imagine se todos fossemos iguais, que graça teria?
Espero que essa data sirva para continuarmos evoluindo, que as diferenças fiquem de lado, que o mundo possa ser visto sem preconceitos, que um dia possamos construir uma sociedade completamente inclusiva e que o amor fale mais alto.
Ser diferente é normal sim, e todo ser humano têm alguma diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário