O livro “Jornalismo Cultural”, de Daniel
Piza, é essencial para quem pretende seguir na área do jornalismo cultura. O autor, por meio de uma linguagem simples, traz aos leitores um resumo
do que está acontecendo com o mercado jornalístico cultural, e com isso instrui
os novos jornalistas a mudarem esse cenário e chegarem mais preparados a esse
mercado.
No início do livro,
Piza faz uma introdução à história do jornalismo cultural. Ele cita, por
exemplo, a épica revista The Spactator,
que levou a filosofia das elites para as ruas e para o homem moderno. E então surgiu o jornalismo voltado para a cultura.
A partir do século XIX
esse ramo do jornalismo começou a se espalhar pelo mundo. No Brasil, como conta
Daniel, a crítica chegou nos anos 40 e era escritas por nada mais, nada menos
do que Álvaro Lis, Oto Maria Carpeaux, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de
Holanda.
Mas o autor ressalta
que hoje o jornalismo cultural não é mais o mesmo. As revistas de cultura já
não têm mais o impacto nas pessoas como no século passado. Segundo Daniel, as
críticas estão superficiais. Ele também fala sobre a importância de um bom crítico
cultural.
No meio de tudo isso, Daniel ainda dá exemplos que viveu em sua carreira e dicas para jornalistas
culturais. Vale a leitura!
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