Com a 2º maior audiência na
internet, segundo relatório de 2015, o EUA, pela primeira vez, tem jornais norte-americanos
The New The New York Times e The
Washington Post com número maior de audiência, alcançando e ultrapassando
veículos online como BuzzFeed e Huffington Post.
Segundo a ComsCore, uma empresa
dos EUA de análise da internet que fornece dados a grandes empresas de mídia do
mundo , a Times ocupa a 8º posição e a Huffington Post, em 9º. Os jornais
populares pelo formato impresso e agora, no ambiente digital, cresceram cerca
de 40% enquanto os meios Buzzfeed e Huffington perderam cerca de 12% da sua
audiência geral. Outros meios, como a CNN também tiveram crescimento ao se
adaptarem ao meio digital.
De acordo com o especialista em
mídias digitais Ken Doctor, do site Nieman Journalism Lab, os índices dos novos líderes
de audiência online são resultado do conhecimento adquirido por essas empresas,
que colocaram em prática iniciativas com foco no engajamento do público,
experimentando várias plataformas de terceiros e melhorando seus próprios
produtos. Doctor afirma que essas empresas ainda lutam para encontrar a prosperidade
e a estabilidade na era digital, mas podem comemorar a tendência de curva
ascendente.
No Brasil, segundo estudo do
uso da internet brasileira, da ComScore de 2009, a Organizações Globos ocupa o
6º lugar e a o Grupo Abril que apresentava na época grande crescimento, sendo
de 79% no ano de 2008, ocupa 13º lugar.
O crescimento da audiência nos
sites de veículos tradicionais como meios impressos e televisão é devido à sua credibilidade
com o seu antigo e novo público. Este pode ser um grande avanço para os jornais
que estão perdendo leitores com o avanço das novas tecnologias e mídias sociais.
Será mesmo que os meios tradicionais vão morrer ou apenas se adaptarem?
Qual é a sua opinião a respeito
ao novo jornalismo? Comente aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário