No último domingo, o jornalista americano da 'Fox News', Bill O'Reilly, entrevistava o presidente dos EUA, Donald Trump. No meio da conversa, o jornalista perguntou a Trump se ele tinha respeito por Vladimir Putin, presidente da Rússia. Rapidamente, o presidente respondeu positivamente, mas completou dizendo que ele não se dava bem com todas as pessoas que ele respeitava.
Insistindo no tema, o jornalista disse a Trump que o presidente russo era "... um assassino.". O presidente americano logo tentou apaziguar a situação, mas o jornalista reafirmou sua opinião sobre o líder russo.
Na segunda-feira, a repercussão da entrevista foi enorme mundialmente, chegando até a liderança da Rússia, que exigiu uma retratação do canal e do repórter.
"Ofensivas e inaceitáveis" foram as palavras do porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, que completou: "Exigimos que essa respeitável rede de televisão apresentasse suas desculpas ao presidente da Rússia.".
Será que o jornalista tem a obrigação de ser o "Politicamente Correto", ou também pode demonstrar sua opinião, não importa qual seja?
Francamente, jornalismo é feito de opinião, e sem ela, não há sentido nessa profissão, mas devemos ter cuidado com as palavras utilizadas, para que isso não se torne uma arma de destruição e difamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário