home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Media training: aprendendo a lidar com a imprensa

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para pessoas de notoriedade na imprensa. Além do nervosismo de falar com os jornalistas, existe toda uma preocupação em oferecer respostas claras e satisfatórias aos questionamentos — e sem margem para mal entendidos. Diante disso, os profissionais buscam uma melhor preparação  antes do contato com a mídia, incluindo em suas estratégias de assessoria de imprensa o media training.

No curso, o assessorado é apresentado a situações reais do cotidiano da imprensa, como visita a redações, coletivas, rádios e programas televisivos, com o intuito de aprender o funcionamento dos veículos na hora de conceder entrevistas, participar de eventos ou encontros de relacionamento profissional.
Durante o treinamento, é importante que o assessorado entenda as diferenças entre os veículos e como adaptar seu discurso para cada um deles — dar uma entrevista para uma rádio não é igual, por exemplo, a aparecer na TV, assim como ser entrevistado para um portal na internet é diferente de responder a um jornal impresso.
             Dá só uma olhada em como é desenvolvido o Media Training dentro de uma empresa, por exemplo:
Crédito: Divulgação - Race Comunicação
São contratados jornalistas experientes em veículos da grande mídia para simular entrevistas com os assessorados. Todo o material é gravado e posteriormente analisado, juntamente com o participante, destacando os pontos positivos e negativos durantes as simulações.
Embora o trabalho seja bastante focado no contato com jornalistas, o media training não serve só para responder bem as eventuais entrevistas. O uso de uma excelente expressão e desenvoltura comunicacional também são requisitos para outras situações no trato com o público como em eventos, lançamento de produtos e reuniões. Questões de vestuário e aparência também são tratadas se necessário. 
Com entrevistas melhores e sem margem para enganos e deslizes, as chances do profissional ser solicitado pela imprensa aumenta, já que ele será considerado uma boa fonte para os jornalistas. Normalmente, o treinamento fica a cargo do assessor de imprensa ou de agências especializadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário