Falar em público nem sempre
é uma tarefa fácil, ainda mais para pessoas de notoriedade na imprensa. Além do
nervosismo de falar com os jornalistas, existe toda uma preocupação em oferecer
respostas claras e satisfatórias aos questionamentos — e sem margem para mal
entendidos. Diante disso, os profissionais buscam uma melhor preparação antes do contato com a mídia, incluindo em
suas estratégias de assessoria de imprensa o media training.
No curso, o assessorado é
apresentado a situações reais do cotidiano da imprensa, como visita a redações,
coletivas, rádios e programas televisivos, com o intuito de aprender o
funcionamento dos veículos na hora de conceder entrevistas, participar de
eventos ou encontros de relacionamento profissional.
Durante o treinamento, é importante que o assessorado entenda as diferenças entre os veículos e como adaptar seu discurso
para cada um deles — dar uma entrevista para uma rádio não é igual, por
exemplo, a aparecer na TV, assim como ser entrevistado para um portal na
internet é diferente de responder a um jornal impresso.
Dá só uma olhada em como é desenvolvido o Media Training dentro de uma empresa, por exemplo:
Crédito: Divulgação - Race Comunicação |
São contratados jornalistas experientes em veículos da grande mídia para simular entrevistas com os assessorados. Todo o material é gravado e posteriormente analisado, juntamente com o participante, destacando os pontos positivos e negativos durantes as simulações.
Embora o trabalho seja bastante
focado no contato com jornalistas, o media training não serve só para responder
bem as eventuais entrevistas. O uso de uma excelente expressão e desenvoltura
comunicacional também são requisitos para outras situações no trato com o
público como em eventos, lançamento de produtos e reuniões. Questões de vestuário e aparência também são tratadas se necessário.
Com entrevistas melhores e sem margem para
enganos e deslizes, as chances do profissional ser solicitado pela imprensa
aumenta, já que ele será considerado uma boa fonte para os jornalistas. Normalmente,
o treinamento fica a cargo do assessor de imprensa ou de agências
especializadas.
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