Para quem estuda comunicação social focado em jornalismo, geralmente já tem em mente alguma área específica que gostaria de atuar, por exemplo, jornalismo investigativo, econômico, social, fotojornalismo e diversos outros. Porém, sempre tem algumas pessoas que fiam em dúvida sobre o rumo “certo”.
Como saber que área tem mais a “cara” da pessoa? É complicado, não tem uma técnica para se descobrir, não tem um conselheiro vocacional que nos encaminha para determinado caminho. Então como fazemos? Por que não começar conhecendo as diversas vertentes do jornalismo. Literatura especializada é o que não falta.
Assim sendo lanço aqui alguns títulos que podem ser de grande valia para quem está indeciso, começando pelo “As Capas desta História” que será lançado pelo Instituto Vladimir Herzog na próxima terça-feira, 25, na Livraria Cultura da Avenida Paulista (2073). “Idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, momento em que centenas de profissionais do meio foram presos, torturados e assassinados. O livro estará à venda por R$ 90,00 na Livraria Cultura e no site do Instituto Vladimir Herzog (www.vladimirherzog.org). O Ministério da Cultura distribuirá 1.350 exemplares a bibliotecas públicas de todo o País.”
Fonte: http://www.dci.com.br/Livro-resgata-imagens-da-resistencia-a-ditadura-8-395238.html
Alguns outros livros que podem ser de grande ajuda são: “Fotografia e Jornalismo” da editora Saraiva; “O grande livro do jornalismo” da editora Jose Olympio; “Técnicas de redação em jornalismo: O texto da noticia, v2” também da editora Saraiva, e a série de livros sobre as diversas áreas do jornalismo da editora Contexto; tem jornalismo digital, literário, político, esportivo, investigativo e vários outros, ou seja, se ainda existe alguma dúvida, é aqui que elas poder ir para longe.
Independente do segmento escolhido, o importante é fazer com gosto, com prazer, dando o máximo de empenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário