Quase um quarto de todo conteúdo publicado no Twitter é
falso, conforme constatou o estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em
Atlanta, nos Estados Unidos, encabeçado pela pesquisadora indiana Tanushree
Mitra. O levantamento ganhou o nome de CredBank por avaliar a credibilidade dos
tuítes e averiguou mais de 1 bilhão de registros, de outubro de 2014 a fevereiro de
2015.
A partir dos dados coletados, a acadêmica descobriu o hoax (boato ou farsa na Internet) "apocalipse zumbi do ebola", que surgiu num site de paródias e foi divulgado por veículos como a Newsweek. Apesar de ser piada, a chamada
gerou uma onda de desinformação na rede de microblogs. "A mídia social
ganhou proeminência como fonte de informação, mas persistem os questionamentos
sobre a sua capacidade para espalhar boatos", justifica Tanushree.
Além de ser divulgada por publicações especializadas como
"New Scientist" e "Adweek", a pesquisa foi liberada
publicamente na web para promover o debate sobre o alarmante número de 23,46%
da corrente global de tuítes que não trazem informações verdadeiras. Confira o estudo na íntegra.
Com informações do Portal Comunique-se.
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