home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 23 de junho de 2015

Estudo aponta que quase um quarto do conteúdo publicado no Twitter é falso

Quase um quarto de todo conteúdo publicado no Twitter é falso, conforme constatou o estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, encabeçado pela pesquisadora indiana Tanushree Mitra. O levantamento ganhou o nome de CredBank por avaliar a credibilidade dos tuítes e averiguou mais de 1 bilhão de registros, de outubro de 2014 a fevereiro de 2015.

A partir dos dados coletados, a acadêmica descobriu o hoax (boato ou farsa na Internet) "apocalipse zumbi do ebola", que surgiu num site de paródias e foi divulgado por veículos como a Newsweek. Apesar de ser piada, a chamada gerou uma onda de desinformação na rede de microblogs. "A mídia social ganhou proeminência como fonte de informação, mas persistem os questionamentos sobre a sua capacidade para espalhar boatos", justifica Tanushree.

Além de ser divulgada por publicações especializadas como "New Scientist" e "Adweek", a pesquisa foi liberada publicamente na web para promover o debate sobre o alarmante número de 23,46% da corrente global de tuítes que não trazem informações verdadeiras. Confira o estudo na íntegra.

Com informações do Portal Comunique-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário