No ranking de liberdade de imprensa feita pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) o Brasil caiu cinco posições, ocupando o 104° lugar. A organização que atua internacionalmente a favor da liberdade de informação, contabilizou em 2015 o assassinato de sete jornalistas brasileiros, todas as mortes estão relacionadas ao trabalho.
![]() |
Cores mais escuras representam países que estão em situação grave ( Imagem: reprodução/ RSF) |
Nessa colocação, o Brasil apresenta uma situação sensível, apesar de estar na frente de outros países da America do Sul, como a Venezuela, Colômbia e Equador. A RSF atribui essa situação pela falta de compromisso politico para proteger jornalistas e os brasileiros. A pesquisa mostra que a crise econômica e problemas políticos também afetam o trabalho do jornalista, tornando - o mais difícil.
A ONG tem um índice mundial que mostra como os países estão se desenvolvendo quando se trata de liberdade de imprensa. Neste ano, foi registrado um retrocesso de 3,71% em comparação a 2015, violência e repressão em países africanos e asiáticos influenciaram o aumento destes dados.
Em primeiro lugar no ranking está a Finlândia, depois Holanda e Noruega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário