A principal função de um jornalista é transmitir noticias com rapidez, eficiência e imparcialidade. Mas, em meio a um bombardeio de informações, transmitir notícias não é mais suficiente. Temos que levar o leitor a reflexão, temos que fazê-lo entender exatamente o que aquele fato representa em seu dia-a-dia.
Misturar jornalismo com humor não é uma formula recente, mas ajuda muito a levar o ouvinte, expectador ou leitor a pensar sobre o que aconteceu e o que ele tem a ver com isso.
O programa CQC (Custe o que custar ), da rede Bandeirantes de Televisão faz isso muito bem, pois, “com piadas e tudo”, faz reportagens muito interessantes e (em alguns casos) se aprofunda no fato descrito.
O humor ajuda também na retenção da informação. Você pode não lembrar o nome do político que roubou os cofres públicos este mês, (afinal já foram tantos!), mas vai lembrar-se da piada que o repórter fez às custas da situação.
Enfim, apesar de alguns dizerem que o humor pode levar a banalização de assuntos importantes, acredito que centenas de outros veículos vão noticiar um fato da maneira tradicional ( superficial e rapidamente) e inovar para tentar cativar o publico sempre é uma boa idéia.
Tamiris Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário