home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Freela em jornalismo, rola?

Antes de tudo: o que é freelancer?
É o popular "autônomo". Isso mesmo, que trabalha por conta.
Algo, atualmente, comum na nossa área.
Um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis do que alguém contratado. Entretanto há sempre seu lado negativo: a legislação. No Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, por causa da grande carga de impostos.
Mas então por que tantos profissionais embarcam nessa?
Além da questão de horário e prazos mais fáceis de se trabalhar, os "freelas" (termo mais popular para se referir aos projetos do freelancer) são capazes de preparar o profissional para o mercado de trabalho, que cá entre nós é cada vez mais disputado.
Se você quer entrar nessa de "liberdade e autonomia" no trabalho, vão aí algumas dicas para não se perder durante o caminho:

- É interessante que você saiba fazer de tudo um pouco. Além de redigir e editar seu texto, é bom que você também possa fazer suas próprias fotos. Atualmente, profissionais da área de comunicação precisam conhecer o amplo ambiente que lhes rodeiam, tanto na escrita, quanto na audiovisual;

-Se você ainda não tem um portfólio, é a hora de fazer. Essa é uma forma de mostrar para seus futuros clientes os seus trabalhos, é claro, mantenha-o atualizado sempre. Se esforce para se sair melhor que seus concorrentes;

-Escolha trabalhar, inicialmente, com segmentos que você domine. Você poderá se aprofundar muito mais nos seus textos, podendo posteriormente, trabalhar com segmentos distintos;

- Quando pensamos em freelancer, imaginamos um trabalho de 24 horas por dia em frente ao computador, no entanto especialistas sugerem que você delimite o tempo de trabalho e tenha seu momento para lazer. Sair de casa é ter a oportunidade de fazer contatos, conhecer pessoas e é claro, conseguir mais trabalho.

É importante dizer que, durante os primeiros meses, você não conseguirá rios de dinheiro, pelo contrário. Muitas vezes, é preciso que você cobre o mais barato possível para fazer conhecido o seu trabalho. Mas para todos que trabalham bem, o reconhecimento chega sem demora.



Mas e você, o que acha dessa nova forma de trabalho?
Encararia?
Já faz os seus freelas?

Deixe aqui seu comentário, suas perguntas ou sugestões. Sua opinião faz diferença.


Um comentário:

  1. Tô topando qqr parada. Mas por enquanto só tô armazenando conhecimento, quem sabe mais para frente?
    Fico super bacana o post Thairis, Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir