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quinta-feira, 4 de maio de 2017

Saiba como escrever um texto radiofônico


Foto: Gazeta FM
O rádio foi criado há muito tempo, mas precisamente na década de 1890, mas continua sendo até hoje um dos veículos mais populares de comunicação no mundo. Isso porque a sua transmissão é abrangente em termos geográficos, chegando a lugares bem distantes. Além de ser o veículo mais barato tecnologicamente – os equipamentos para transmissão são simples e os aparelhos de rádio têm um preço acessível - comparado com o jornal impresso, digital, TV ou até mesmo a internet.

Mas por que as pessoas gostam tanto de ouvir rádio?

Seja em casa, no trabalho ou no trânsito o rádio se tornou uma companhia para quem está ouvindo. Uma das explicações é porque a linguagem radiofônica é produzida exatamente com esse objetivo de individualidade: o pronome “você” é utilizado para fazer com que o ouvinte sinta-se próximo e íntimo dos jornalistas que fazem parte da equipe do programa.

O grande desafio do profissional de rádio é levar o ouvinte ao local da notícia, transformar palavras em cenários e despertar a imaginação.  Não é a toa que o rádio é conhecido como o teatro da mente.

Portanto se você sonha em trabalhar ou pretende aprender a linguagem radiofônica, aqui vão algumas dicas:
  • Como dito anteriormente, use e abuse do pronome “você”;
  • Leve em consideração que o ouvinte não tem a atenção voltada exclusivamente para o aparelho, ele está fazendo outras coisas ao mesmo tempo. Portanto o texto precisa ser simples, claro, objetivo e o mais importante, chamar a atenção;
  • O texto de rádio é falado, sendo assim é preciso envolver o ouvinte, passar a emoção da notícia, por meio da fala e de sons;
  • Separe as informações primárias e secundárias e coloque-as em ordem decrescente, da mais importante para o menos importante;
  • Cada take (também chamado de parágrafo) deve ser enxuto e trazer uma nova ideia;
  • No rádio, as informações do lead – que estão no primeiro take - nunca são completas, porque a intenção é chamar a atenção para que o ouvinte continue sintonizado;
  • Lembrando que no primeiro take não é permitido usar artigos e o verbo tem que estar sempre no presente do indicativo;
  • Nos demais takes o verbo pode ser usado em qualquer tempo e os artigos podem ser utilizados;
  • A informação deve ser construída em até seis takes;
  • Os números de um a nove devem ser escritos por EXTENSO. Os demais em algarismos;
  • Cifrões, por cento e vírgula: SEMPRE escritos por extenso;
  • Números ordinais serão escritos por extenso e em maiúsculas;
  • Hora de 1 a 12. Ex: Duas horas da tarde ou oito horas da noite.

Exemplo de uma lauda do programa de rádio Plug News:


Boa sorte!

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