Depois do sucesso do Facebook e do Twitter, o WhatsApp, aplicativo de celular que permite o envio de mensagens por meio da internet, é a nova aposta das redações como canal de comunicação entre o veículo e o leitor. Jornais tradicionais como a Folha de S.Paulo e o Correio do Povo, além de emissoras de rádio como Bandeirantes e Bradesco Esportes, são alguns dos veículos que já utilizam a nova tecnologia, que possui mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo.
Foto: Divulgação |
Nesta semana, o portal Comunique-se publicou matéria que traz um balanço feito pelos profissionais das redações sobre o uso do aplicativo. O texto aborda os investimentos realizados, as mudanças e a adaptação da equipe, além do fluxo de mensagens e a influência que o serviço exerce.
Confira algumas aspas da matéria:
Folha de S. Paulo - Roberto Prata, secretário de redação do meio digital
“Acho que a tecnologia mais e mais se incorpora ao jornalismo, tanto como um caminho para apuração de conteúdo.”
Bradesco Esportes FM – Murilo Borges, coordenador de redação
“Quem não se habilita e aperfeiçoa fica para trás, uma vez que o nosso trabalho depende demais da tecnologia.”
Extra - Fábio Gusmão, editor digital
“A nossa regra é responder todas as mensagens que chegam. Quando criei o projeto, sabia que não adiantava abrir um canal com o leitor e não conversar com ele.”
O texto do portal Comunique-se retrata mais um capítulo da transformação do Jornalismo e mostra como as redações estão se adaptando as tecnologias para sobreviver. Para conferir a matéria completa, clique aqui.
(Com informações do portal Comunique-se)
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