O jornalista Matías Molina é autor de três livros sobre a história dos jornais no Brasil. Com as produções, Molina pretende abranger toda a história da imprensa no país, desde suas primeiras manifestações no Brasil colônia até os dias de hoje. O primeiro volume da série, História dos Jornais do Brasil - Da Era Colonial à Regência (1500-1840), tem previsão de lançamento para 10 de março deste ano.
Sinopse
Resultado de décadas de pesquisa, o primeiro volume de História dos jornais no Brasil aborda a imprensa no período colonial, no tempo em que o Rio de Janeiro era sede da Corte, estende-se até a época da Independência, quando os jornais foram palco de renhidas disputas políticas, e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840. Como epílogo, traz uma análise dos fatores que condicionaram o desenvolvimento da imprensa no país e ajudam a explicar a baixa penetração dos jornais na sociedade brasileira.
O segundo livro traz informações sobre os jornais do Rio de Janeiro até o início do século XXI. A terceira obra conta a história dos impressos de São Paulo no mesmo período.
Molina tem passagens pela Editora Abril, Folha e Gazeta Mercantil. No ramo editorial, também é autor do livro "Os melhores jornais do mundo".
(Com informações: Comunique-se, Travessa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário