home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Estudo aponta confiança do brasileiro no jornalismo impresso

O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (IPCLBrasi), resultado de pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 45% dos brasileiros afirmam confiar mais em veículos de comunicação impressos. Levantamento feito entre 2014 e 2015 aponta que a mídia impressa possui, junto à população, credibilidade superior a outros meios de divulgação, como os digitais, por exemplo, com índice de 42%.

O estudo avaliou ainda a confiabilidade em outras instituições. As Forças Armadas ficaram em primeiro lugar, com índice de 68%, (acréscimo de 4 pontos percentuais em relação ao ano de 2014). Em seguida, vem a Igreja Católica, com 57%.
O panorama indica que, apesar dos adventos tecnológicos e da instantaneidade de divulgação de informações pela internet, a mídia impressa tradicional, muitas vezes considerada ultrapassada entre meios de comunicação, ainda é a mais acreditada pelos leitores.

Foram entrevistadas 1.650 pessoas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal. O índice de confiança é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário