home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O jornalista, a rua e a notícia

Na última semana, tive a confirmação de que o lugar de jornalista é na rua, estava procurando uma pauta na quinta-feira (08) no centro de Santo André-SP. Era por volta de 13h e eu já tinha em mente uma ideia de como fazer a reportagem, que pretendia ouvir estudantes da Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense insatisfeitos com uma reestruturação da rede de ensino, proposta pelo governo estadual.

O deadline estava estourando e ainda faltavam algumas entrevistas quando, ao passar pelo Paço Municipal de Santo André, ali próximo à escola em questão, notei que havia uma tenda do Sebrae-SP montada no local. Tratava-se da estrutura da “Semana do Empreendedor”, que estava sendo realizada naquela semana mesma semana.

Então, meu trabalho naquela tarde dobrou de tamanho, felizmente! Aproveitei para conversar com a responsável pelo evento do Sebrae, Heloisa Dantonio Endriokaitis – uma entrevista que rendeu a reportagem que foi ao ar na mesma quinta-feira pela Plug Rádio USCS (para ouvir a reportagem clique aqui).

No final, minha saída para a rua acabou resultando em duas reportagens: a da “Semana do Empreendedor” e a manifestação dos alunos do Américo Brasiliense – esta foi ao ar no dia seguinte. (ouça no link).

Por conta desse acontecimento, a frase “lugar de repórter é na rua” passou a ser ainda mais familiar para mim. Afinal de contas, não é enfurnado na redação, esperando uma pauta cair do céu ou um e-mail com um release, que o jornalista exerce de fato o seu papel. Tem que ir atrás da notícia, que está nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário