Depois de quase virar lixo, acervo de fotos do UH foi “resgatado” ilegalmente por Pinky Wainer, filha do fundador do jornal. Um terço do material foi guardado e a seleção do que seria salvo foi feita por alguns estudantes de jornalismo. As imagens eram relacionadas à política, cultura, carnaval, esporte e outros momentos marcantes da história brasileira.
Dentre as fotografias, 90 delas foram selecionadas para a mostra “Última Hora – Imagens de um Acervo”, no Arquivo Público do Estado. Ao pesquisar o material, o curador do evento, o jornalista Vladimir Sacchetta, descobriu imagens da presidente Dilma Rousseff com 22 anos sendo interrogada numa Auditoria Militar em 1970.
No total são 166 mil ampliações fotográficas e 600 mil negativos resgatados do UH. O jornal criado por Samuel Wainer revolucionou o jornalismo da época com o abuso de fotografias e a aposta em coberturas policiais, esportivas e de música popular. O material passa por um processo de digitalização que deve ser concluído em abril de 2016 e disponibilizado online.
Última Hora – Imagens de um Acervo
De segunda a sexta, das 9h às 17h, disponível para visitação até dia 20/11/2015.
Endereço: Arquivo Público do Estado, R. Voluntários da Pátria, 596, Santana, SP.
Mais informações: (11) 2089-8150.
A entrada para a exposição é gratuita.
Endereço: Arquivo Público do Estado, R. Voluntários da Pátria, 596, Santana, SP.
Mais informações: (11) 2089-8150.
A entrada para a exposição é gratuita.
Com informações: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário