home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Fotos do jornal “Última Hora” ganham exposição em SP


Depois de quase virar lixo, acervo de fotos do UH foi “resgatado” ilegalmente por Pinky Wainer, filha do fundador do jornal. Um terço do material foi guardado e a seleção do que seria salvo foi feita por alguns estudantes de jornalismo. As imagens eram relacionadas à política, cultura, carnaval, esporte e outros momentos marcantes da história brasileira.

Dentre as fotografias, 90 delas foram selecionadas para a mostra “Última Hora – Imagens de um Acervo”, no Arquivo Público do Estado. Ao pesquisar o material, o curador do evento, o jornalista Vladimir Sacchetta, descobriu imagens da presidente Dilma Rousseff com 22 anos sendo interrogada numa Auditoria Militar em 1970.

No total são 166 mil ampliações fotográficas e 600 mil negativos resgatados do UH. O jornal criado por Samuel Wainer revolucionou o jornalismo da época com o abuso de fotografias e a aposta em coberturas policiais, esportivas e de música popular. O material passa por um processo de digitalização que deve ser concluído em abril de 2016 e disponibilizado online.

Última Hora – Imagens de um Acervo
De segunda a sexta, das 9h às 17h, disponível para visitação até dia 20/11/2015. 
Endereço: Arquivo Público do Estado, R. Voluntários da Pátria, 596, Santana, SP. 
Mais informações: (11) 2089-8150.
A entrada para a exposição é gratuita. 

Com informações: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário