A
corporação (The corporation)
Direção:
Mark Achbar e Jennifer Abbott
Gênero:
Documentário
Ano:
2003
O
documentário A corporação, baseado no
livro A Corporação – A Busca Patalógica por
Lucro e Poder, de Joel Bakan, é uma análise do mundo corporativo. Com 2h25
de duração e ritmo intenso, a trama se desenrola entre casos que exemplificam a
luta incessante pelo dinheiro, a construção de um suposto perfil psicológico de
uma corporação e depoimentos de pessoas que fizeram ou fazem parte das
corporações, além de críticos ao sistema.
O
perfil traçado durante o documentário diagnostica a corporação com um distúrbio
de personalidade. Caso fosse um ser humano, seria a corporação uma psicopata,
caracterizada pela não preocupação com a sociedade, o meio ambiente, seus
consumidores ou colaboradores e a incapacidade de assumir a culpa de prejuízos causados.
Entre
os casos mais chocantes no filme estão os que envolvem a indústria alimentícia,
cujas corporações pautam apenas o lucro, sem se preocupar com danos, muitas
vezes irreparáveis, que seu negócio pode causar aos consumidores. O caso da
Monsanto é um exemplo: mentiu sobre os efeitos da substância usada para
aumentar a produção de leite das vacas. Além de causar dor aos animais, gerou
sérios problemas para as pessoas que consumiram o leite.
Uma
das perguntas que chamam atenção durante o filme é: “Que tipo de pessoa é uma
corporação?”, fazendo referência à pessoa jurídica que perante a lei tem os
mesmos direitos de uma pessoa física. Talvez, o que falte para a corporação
seja ética e alma de uma pessoa real.
Falta
de ética das empresas, aliás, não é assunto – haja vista a data do filme. No
atual contexto, um dos casos que demonstram evidentemente a falta de alma de
uma corporação, talvez o perfeito desenho de um psicopata, é o da mineradora
Samarco e os reflexos que causou em Mariana-MG. O egoísmo dos donos das
corporações é nítido. Diante desta recente tragédia, parece ser impossível falar
de ética quando o objetivo é o lucro.
Talvez
a proposta do documentário, que há mais de uma década tentou discutir a busca
incontrolável pelo lucro, não tenha surtido efeito nas grandes corporações.
Entretanto, a mensagem faz o telespectador refletir de maneira diferenciada sobre
as responsabilidades das organizações e seus limites éticos.
O filme está disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY
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