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Um grande exemplo da vilania jornalística
é Charles Tatum, do filme "A Montanha dos Sete Abutres". Na trama, ele encontra Leo, um
homem que ficou preso em uma mina quando procurava por relíquias
indígenas. Charles transforma o resgate de Leo em um assunto nacional,
atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de
rádio, além de forçar Lorraine, a mulher de Leo que iria deixa-lo, se passar
como uma esposa arrasada. Para prolongar o circo, Tatum reduz deliberadamente a
velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele seja preso por seis dias e
não apenas por algumas horas.
Na vez de herói, temos o simbólico
Clark Kent que dispensa apresentações e explicações. Outros dois repórteres que
possuem a imagem de jornalista herói são Carl Bernstein e Bob Woodward, do filme
“Todos os Homens do Presidente”.
Eles se dedicam exclusivamente a obter informações e levar todas as apurações até o fim, não se colocam apenas a
disposição do Washington Post, mas também da sociedade. O filme mostra o
jornalista como cidadão atuante e transformador da realidade. Desse modo,
apenas realizando seu trabalho os dois se tornam heróis por “acidente”.
Até que ponto a sétima arte enaltece
essa profissão para além da realidade nós não sabemos. Porém, segundo
biografias de dois jornalistas brasileiros, Samuel Wainer e Assis Chateaubriand,
podemos crer que é uma profissão bem interessante quando se está no coração da
notícia.
O cinema continua precisando de heróis
para contar suas histórias e atrair o público, o jornalista ocupa com
intensidade este papel. Se fosse possível fazer uma análise quantitativa com as
profissões mais presentes no cinema, perceberíamos que os jornalistas e mais
recentemente os advogados são os preferidos.
Porém, em comparação com os advogados, o
jornalista costuma habitar em várias estâncias da sociedade. Conhecer todas as
faces da cidade, pois a profissão os obriga a transitar entre suburbanos,
ricos, políticos e militantes. Gerando personagens mais populares que todos
possam encontrar algo em comum com a classe que vivem.
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