Não acredite nos mitos que contam por aí para você; os jornalistas também amam, assistem filmes, comem, bebe, dormem... E também assistem séries, e provavelmente morrem de catapora por não poder acompanhar aquele episódio novo de Game of Thrones ao vivo na HBO (ou no clandestino, pela segunda) e querem morrer ainda mais quando leem um spoiler fresquinho no Facebook, porque obviamente, o certo é o jornalista dar as notícias primeiro... Mas isso tudo é assunto para outro texto.
Pode não parecer, mas jornalistas gostam de ver filmes, quando tem um tempo para tal, e se a produção falar sobre jornalismo, então... melhor ainda! E é por isso que selecionamos o top 5 dos vários filmes que existem com a temática espalhados por aí.
Já pegue o balde de pipoca, o refrigerante, o bloquinho de anotações e o gravador, porque o cine Ajo já vai começar!
5- Zodíaco (2007)
Dirigido por David Fincher e estrelado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr., o filme de 2007 trata de um mistério envolvendo jornais de São Francisco; três cartas chegam a três jornais diferentes da cidade: o San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald. Todas as cartas possuíam o mesmo remetente, e a carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, que dava até mesmo detalhes da morte de três pessoas, e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas as autoridades e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do assassino, se decifrado. O assassino, no entanto, exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas seriam mortas por ele. Um casal de Salinas, consegue decodificar a mensagem, mas é o tímido cartunista editorial, chamado Robert Graysmith, interpretado por Jake Gyllenhaal, que entende o verdadeiro significado da mensagem; uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas", de 1932. As mortes e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de São Francisco.
A situação faz com que os detetives David Toschi (Mark Rufallo), William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.) viram celebridades instantâneas. O cartunista, que trabalha no mesmo jornal de Avery, apenas ajuda quando lhe é permitido. Mas o assassino, apelidado de Zodíaco, estava sempre um passo a frente de todos.
Zodíaco está disponível na rede de streaming Netflix.
4- O Abutre (2014)
E o queridinho de Hollywood ataca novamente. Jake Gyllenhaal estrela o longa dirigido por Dan Gilroy. O filme conta a história de um jovem chamado Louis Bloom que sofre dificuldades de encontrar um emprego formal, e por isso, acaba entrando no agitado submundo do jornalismo independente de Los Angeles. Seu serviço é, sem mais delongas, correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vendar toda a história para veículos interessados.
O Abutre, também está disponível na Netflix.
3- O Preço de Uma Verdade (2004)
O longa narra a história de Stephen Glass, interpretado por Hayden Christensen. Stephen é um jornalista que finalmente consegue entrar na equipe de redação do famoso jornal The New Republic, de Washington. Porém, mais da metade de suas matérias de sucesso são copiados ou inventados, e apesar de não interferir em seu crescimento, sua fraude é descoberta e sua fama escorre pelo ralo.
O Preço de Uma Verdade não está disponível no site da Netflix.
2- Rede de Intrigas (1976)
O que fazer quando se é um âncora de TV e dizem que seu programa será cortado e você será demitido? Bom, o personagem de Peter Finch, Howard Beale, age da forma mais imprevisível possível, e vira o jogo com relação a emissora.
Com o programa no ar, ele avisa que se matará na semana seguinte, e o clamor popular, faz com que a emissora volte atrás na decisão. Ao voltar a ter o programa, ele age de maneira insana, mas acaba recebendo mais audiência. No entanto, as pessoas responsáveis por sua ascensão, precisam achar uma forma de detê-lo.
Rede de Intrigas está disponível na rede de streaming Netflix.
1- Spotilight: Segredos Revelados (2016)
O longa, que foi bem criticado no Óscar deste ano, narra uma história baseada em fatos reais, que se trata de documentos que são capazes de provar diversos casos de abusos de crianças, causados por padres da igreja católica. Durante anos, líderes religiosos lutaram para esconder a sujeira embaixo do tapete, transferindo os padres acusados para outras regiões, ao invés de puní-los, como deveria ser feito.
O filme é dirigido por Tom McCarty e estrelado por Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Brian d'Arcy James e Michael Keaton.
O longa está disponível na Netflix.
Depois dessas dicas, aproveite o tempinho livre do trabalho, ou a folga da redação para assistir alguns filmes, seja sozinho ou acompanhado.
Bons filmes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário