home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Youtubers são os jornalistas do futuro?

Há quem responda esta pergunta de forma afirmativa, pois concluem que os Youtubers já tomaram conta da internet, já estão na TV, alguns dominam o mercado de livros e editoriais e outros são sucessos de bilheteria no cinema.

Fonte: Youtube
Mas, o trabalho do Youtuber substitui o jornalista?

O jornalismo não é apenas passar a notícia ao povo, não é só dar sua opinião. O jornalismo tem uma série de fatores, uma série de regras e diretrizes a serem cumpridas, que os Youtubers não possuem.

Claro que ambos passam o seu conteúdo ao público alvo, mas isso não credencia os sucessos da internet, a serem os 'novos jornalistas'.

O jornalismo não está acabando e está muito longe disso, pois sempre irá existir a notícia, sempre existirá quem se informa, e o interessado em saber a notícia, o acontecimento através do jornalista.

O Youtuber é um criador de conteúdo, que sim, pode passar uma notícia, mas não é sua função. Sua função é o entretenimento, é distrair a sua audiência, seja na internet, TV ou cinema. O jornalista não está ali pelo entretenimento, mas sim pela notícia, pelo furo de reportagem, pela matéria exclusiva, pela satisfação de fazer uma reportagem de sucesso, satisfatória e que passe uma mensagem e/ou informação ao público.

Em suma, existe espaço para todos, desde Youtuber cômico, até o jornalista investigativo. Sempre existirá público para todos, pois o ouvinte/espectador/telespectador nunca deixará de querer a informação e o entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário