Fonte: Divulgação
Com o surgimento da internet, em 1969, o jornalismo ganhou
novas características e um conjunto de elementos multimídia que facilitam - e
muito - a vida de quem quer estar sempre informado e atualizado.
Podemos considerar essa fase como uma nova era no
jornalismo. Não é mais necessário ir até uma banca de jornal todas as manhãs
para ler as principais notícias do dia anterior. Dia anterior? Até soa de uma
forma estranha. Hoje, a notícia chega aos leitores com muito mais rapidez, agilidade
e baixo custo. Basta acessá-las de seu computador, tablet ou smartphone, em
qualquer horário e em qualquer lugar do mundo.
Além da vantagem de mobilidade, os usuários conseguem
interagir de imediato com a informação, expondo sua opinião, o que dificilmente
acontecia quando existia apenas o jornal impresso e essa interação era feita
por meio de cartas enviadas às redações.
Diante de tantas mudanças, os jornalistas tiveram que se
reinventar, aprimorar seus conhecimentos e se adaptar as novas tecnologias, sem
abrir mão, é claro, da qualidade do texto.
Apesar de parecer mais simples, o texto jornalístico para
internet requer uma narrativa diferenciada e deve prender a atenção do leitor.
Considerando a possibilidade que o profissional tem de usar elementos que
complementam ou sustentam a informação, como hiperlinks, áudios, vídeos ou imagens
que podem dispersar a atenção de quem está lendo o conteúdo.
O jornalismo passou e está passando
por grandes mudanças. E como muitas pessoas acham, não está em crise e nem vai
acabar. O que o mercado precisa é de profissionais qualificados, capazes de
acompanhar essas mudanças. Mantenha-se antenado e atualizado.
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