home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 28 de março de 2017

Webjornalismo precisa de novas ferramentas para atrair leitores

Na quinta-feira (23), o jornalista da Folha de S. Paulo, Leandro Machado, esteve na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, palestrando sobre ‘A reportagem para web: Tendências, desafios e oportunidades’.  Cada vez mais ouvimos falar que as pessoas não têm tempo para leitura, isso é um fato, porém existem formas simples de chamar a atenção do leitor.

Você imagina qual o tempo de leitura médio de uma pessoa? Leandro revelou essa reposta e surpreendeu muitas pessoas, mas o tempo máximo que alguém fica em uma mesma página, é 30 SEGUNDOS! É difícil pensar em algo para mudar essa situação, mas tudo que cause uma interatividade com o leitor chama a atenção- e melhor ainda, prende a atenção.

Em 2012, o Jornal New York Times, elaborou a reportagem “SnowFall: the avalanche at Tunnel Creek”, que contava sobre uma avalanche de neve, que matou três dos 16 atletas profissionais que praticavam snowboard nas montanhas Cascade.  E depois desse feito, surgiu o Scroll, que une vídeo, texto, áudio e imagem em apenas um lugar.

A Folha de S. Paulo não demorou a começar com esse tipo de reportagem, que dentro da redação é chamada de Snowfall.  E no dia 18/09/2015, Machado desenvolveu ainda mais seu papel como jornalista e montou o seu primeiro Snowfall. Leandro conta como escolheu o tema: “Escolhi falar de Guaianases, porque foi onde eu cresci e também é um bairro que abriga muitos africanos e haitianos”.
Ler uma matéria onde você pode interagir e opinar é bem mais fácil e satisfatório, do que apenas ler e digerir a informação.  É por esses e outros motivos que o Scroll vem ganhando espaço e reconhecimento. Em certos jornais o próprio jornalista é quem diagrama, pois o layout é padrão para todos os tipos de Snowfall.

No final da palestra, o público teve espaço para questionar Leandro sobre alguns aspectos, uma das perguntas que mais chamou atenção, foi se os jornalistas ainda teriam seu espaço garantido mesmo com a tecnologia dominando o jornalismo. Para Leandro, “O jornalista sempre terá o seu espaço garantido, porque se ele não estiver na redação, ele vai estar na rua produzindo matérias”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário