Foto: Divulgação |
No último
dia 17, a jornalista e mestre Katia Perez deu uma palestra aos estudantes
do quinto semestre do curso de jornalismo da USCS. Na oportunidade ela abordou questões
referentes à comunicação interna nas empresas e o espaço que as revistas
customizadas vêm ganhando.
Mas afinal, o
que são as revistas customizadas?
Segundo
Katia, elas começaram a se desenvolver no início da década de 90 quando as
grandes e pequenas redações fizeram cortes no quadro de funcionários e
demitiram muitos jornalistas, que buscaram novos caminhos dentro da
comunicação interna e passaram a escrever para os públicos internos, externos e
mistos.
As
instituições perceberam a necessidade de inovar a revista interna, abordar
assuntos amplos, de interesse dos leitores e não apenas da empresa. O objetivo
era envolver o leitor com a marca.
A partir de
então, o número de organizações que produzem a própria revista customizada vem
aumentando a cada ano. Hoje, aquela revista interna com informações específicas
da empresa ganhou um novo design - muito mais atrativo e interativo. Agora elas se
parecem com as revistas encontradas nas bancas de jornal, carrega o nome da entidade,
informa, se relaciona com o cliente/consumidor e tem como finalidade principal
promover a marca da companhia de forma positiva.
Todo o
trabalho de produção das matérias é feito por jornalistas que não devem se
esquecer, de forma alguma, dos princípios básicos da profissão: apurar,
checar, e entrevistar.
Interessou-se
pelo assunto? Dá uma olhadinha na revista customizada MIT, da montadora Mitsubishi, que é uma das mais conhecidas no país e entenda melhor sobre o trabalho que
pode ser a nova tendência do jornalismo.
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