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quarta-feira, 5 de abril de 2017

Revista customizada pode ser a nova tendência do jornalismo


Foto: Divulgação
No último dia 17, a jornalista e mestre Katia Perez deu uma palestra aos estudantes do quinto semestre do curso de jornalismo da USCS. Na oportunidade ela abordou questões referentes à comunicação interna nas empresas e o espaço que as revistas customizadas vêm ganhando.

Mas afinal, o que são as revistas customizadas?

Segundo Katia, elas começaram a se desenvolver no início da década de 90 quando as grandes e pequenas redações fizeram cortes no quadro de funcionários e demitiram muitos jornalistas, que buscaram novos caminhos dentro da comunicação interna e passaram a escrever para os públicos internos, externos e mistos.

As instituições perceberam a necessidade de inovar a revista interna, abordar assuntos amplos, de interesse dos leitores e não apenas da empresa. O objetivo era envolver o leitor com a marca.

A partir de então, o número de organizações que produzem a própria revista customizada vem aumentando a cada ano. Hoje, aquela revista interna com informações específicas da empresa ganhou um novo design - muito mais atrativo e interativo. Agora elas se parecem com as revistas encontradas nas bancas de jornal, carrega o nome da entidade, informa, se relaciona com o cliente/consumidor e tem como finalidade principal promover a marca da companhia de forma positiva.

Todo o trabalho de produção das matérias é feito por jornalistas que não devem se esquecer, de forma alguma, dos princípios básicos da profissão: apurar, checar, e entrevistar.

Interessou-se pelo assunto? Dá uma olhadinha na revista customizada MIT, da montadora Mitsubishi, que é uma das mais conhecidas no país e entenda melhor sobre o trabalho que pode ser a nova tendência do jornalismo.

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