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sábado, 29 de outubro de 2011

As novas mídias e o papel do Jornalista


  Um dos grandes questionamentos feitos na atualidade é: a internet veio para ajudar ou atrapalhar nossas vidas? Podemos então, enumerar inúmeros pontos em defesa destas duas vertentes.  Uns gostam, outros não. Uns são imparciais, outros se colam em meio às duas posições dependendo do contexto apresentado.
   Mas é fato de que não podemos mais viver sem a internet e as facilidades que ela nos traz. Em menos de 10 anos muita coisa mudou na era cibernética. Os computadores foram ficando menores, melhores e consequentemente foram atraindo mais e mais pessoas. Hoje podemos dizer que a nova geração de pessoas depende quase que 100% de pelo menos algum meio desse.
   A ação dos jornalistas, como responsáveis pelo repasse das informações à grande massa, acabou tendo que se adaptar a este novo conceito de mundo. Os jornais e revistas impressos ainda existem, mas hoje não estão mais sozinhos no mercado. Os sites, blogs, videoblogs, twitters e as redes sociais mais conhecidas como o Orkut e o Facebook, por exemplo, competem de igual para igual com essas mídias impressas.
   Mas sabemos que os leitores são diferentes. Crianças, adolescentes e adultos têm acesso aos mesmos conteúdos. A linguagem é mais curta, objetiva e muitas vezes cheia de significações.
   Os jornalistas tiveram que se adaptar a essa nova forma de passar uma notícia. Hoje, por exemplo, a notícia de uma catástrofe chega primeiro via twitter por pessoas que não são comunicadoras.
   Um profissional tem o dever de conseguir usar essas novas mídias como uma aliada da informação. O anúncio de uma tragédia pode chegar primeiro por uma pessoa qualquer, mas a apuração dos fatos sempre deve ser feita por um profissional da área. O mercado pede profissionais que se adaptam às novas mídias, que nada mais é do que a forma de comunicação da nova geração.
   Mesmo com o surgimento e crescimento destas mídias, as tradicionais não perderam importância. O trabalho pode contar com novas fontes de informação e interação, pois o público interfere mais diretamente na noticia. O jornalista abrange suas fontes e o publico tem acesso a mais informação.
   Os jornalistas não perderam e nem vão perder seus cargos por conta disso. Há uma relação de troca, onde todo mundo, sai beneficiado.

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