Todo mundo diz que, cada vez mais, é preciso se infiltrar no mundo digital que sofre transformações diariamente. Certo, mas como se faz isso?
Uma das ferramentas de principal importância para um jornalista é o blog.
Blog, pra quem não sabe, é uma plataforma do google que tem o principal objetivo de arquivar e publicar textos, que podem se estender de cronicas até artigos, com fotos e vídeos que tornam o "post" mais interessante.
Escritos de forma informal, os textos postados em blogs têm uma característica forte que é de poder interagir com o leitor. Algo pouco imaginável em um jornal impresso, por exemplo.
Além do fator informal, conta-se também, e muito, como portfólio. É uma forma de expor o que você escreve e a forma com que você escreve.
E é claro, há uma gama de formas que você pode apurar e escrever, alguns deles são em:
Blogs pessoais: Basicamente usado como um diário. Voltado para os acontecimentos da vida, e a opinião que o autor tem desses fatos. Algumas celebridades usam o blog para manter um contato com os seus fãs, tornando essa "relação" mais próxima.
Blogs corporativos e organizacionais: As empresas buscam o blog como uma forma de mater contato com seus clientes, podendo interagir e divulgar suas atividades.
Blogs de gênero: Esse talvez seja o mais comum. Blogs de gênero abordam sobre assuntos que o autor conheça muito bem e vão desde humor, poesia, e até política. Possuem mais acesso.
Se você é jornalista, ou estuda para ser um dia, e não tem um blog, é bom pensar na ideia.
Treinar seu texto, e ver o que as pessoas acham dele é uma boa forma de descobrir o jornalista que há em você.
E se você tem um blog, nos conte porque e quando resolveu criá-lo.
E não esqueça de deixar aqui o link pra gente dar uma olhada no que vocês jornalistas andam escrevendo =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário