home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sábado, 2 de março de 2013

Fabíola Cidral agrada público em palestra da USCS

"É possível ser jornalista e ser feliz".
Foto: Felipe Gulin
"Ouvir histórias e contar histórias. Esse deve ter sido um dos maiores impulsos que me fizeram cursar jornalismo. Acho que sempre fui, mas não sabia”, brincou Fabíola Cidral. Com essas palavras a âncora dos programas CBN São Paulo e Caminhos Alternativos pela rádio CBN, iniciou uma palestra no último dia 28/2 (quinta-feira), que abrangeu entre vários aspectos o trabalho, as experiências e a profissão do jornalista.

Fabíola Cidral não contente em somente sonhar, resolveu correr atrás da realização desse sonho quando enviou um email para Heródoto Barbeiro pedindo uma oportunidade de emprego. A primeira surpresa foi o Heródoto responder e pedir que ela marcasse uma entrevista com a secretária. Naquela iniciativa de mandar o email começava a trajetória dessa jornalista que contou com sorte e talento. “Quando eu fiz o teste ia cobrir uma pessoa no plantão da madrugada. Mas em pouco tempo ela acabou saindo e eu consegui ficar lá de manhã”, contou Fabíola.

"Jornalista não pode ter preguiça de buscar o novo e fazer diferente".
Foto: Felipe Gulin
Primeiro como redatora, depois como repórter. Dia após dia, Fabíola foi construindo seu espaço demonstrando seu trabalho. “Eu nunca estava satisfeita. Quando era redatora, queria ser repórter. Depois que virei repórter, eu queria ser âncora”, relembrou a jornalista.

Criticado por uns, admirado por outros. Jornalista precisa ter coragem de perguntar. Aquilo que vê e não vê, ouve e não ouve. O que sente e não sente. Aquilo que sabe e principalmente o que não sabe. Talvez seja no jornalismo a profissão que dê mais liberdade de expressão, ou por assim dizer, dê voz aqueles que não podem falar. “Podemos descobrir coisas incríveis através do jornalismo e o melhor é que podemos contar para os outros”, contou Fabíola animada.

Como qualquer outra profissão, o jornalismo também tem os dois lados da moeda. O lado bom e ruim. Contar e ouvir histórias é um dos triunfos dessa profissão, porém como nem tudo são flores, Fabíola também mostrou vídeos com situações difíceis em que o jornalista é testado e precisa ter jogo de cintura. “Acho que o bom jornalista não pode ter preguiça de buscar o novo, fazer diferente e transformar. Esse é o meu conselho”, finalizou.

Com a palavra os alunos:


“Ter um profissional de sucesso contanto a sua trajetória, com altos e baixos da profissão com sorriso de realização estampado no rosto, me faz acreditar e continuar apostando na minha escolha de ser jornalista um dia”. Daiane Gasparino é estudante do 5° semestre de
jornalismo.

Alunos de jornalismo, publicidade e rádio e tv
durante palestra da Fabíola Cidral na USCS
Foto: Felipe Gulin

“Eu achei uma palestra muito enriquecedora e importante para todos os estudantes de jornalismo, sejam eles os calouros ou veteranos. É sempre bom ouvir pessoas que estão no ramo compartilhando suas experiências. A Fabíola é uma grande jornalista, e tem uma bagagem que nos prova o quanto nossa profissão, é movida muitas vezes por amor”. Vinicius Machado é estudante do 4° semestre de jornalismo.

"Eu adorei a palestra. É muito importante para nós estudantes de Jornalismo e até mesmo das demais áreas de comunicação, ter contato com esse tipo de profissional. Ainda mais a Fabíola que é tão conceituada no mercado. Ela é uma referência no ramo para mim. E acredito que para muitos de nós. Esse tipo de iniciativa motiva e incentiva a cada estudante ali presente a persistir, acreditar. Como ela mesmo disse "faça do seu oficio o seu lazer". Letícia Duarte está no 7° semestre de jornalismo.


Por Regine Wilstom

Um comentário:

  1. Sensacional Rê, adorei o texto. A palestra foi incrível, a Fabíola só fez crescer minha vontade de viver a vida de um jornalista!

    ResponderExcluir