home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 2 de abril de 2013

Jornalismo online ainda corre atrás do melhor formato


Profissionais da área sofrem com novas tecnologias e imensidão de informações que nem sempre são reais

Não é de hoje que o jornalismo online sofre críticas. Desde o surgimento da internet, o meio ainda vem descobrindo como ser utilizado da melhor maneira.

Apesar de ter tido avanços em relação à busca por fontes, divulgação, repercussão e velocidade, esses mesmos benefícios podem ser os malefícios. Isso porque a internet é uma via de mão dupla, onde o a pessoa recebe e gera conteúdo, tornando mais fácil a propagação de mentiras e equívocos. 

Isso ainda piora, uma vez que, para dar a notícia antes dos concorrentes, o tempo para checar as notícias e as fontes parece se extinguir, levando junto algo fundamental do bom jornalismo: a apuração dos fatos. 

Outra coisa é que, juntamente a estes fatos, a linguagem ainda sofre mudanças, mas parece sem norte. As novas plataformas online e o público da internet mudam rapidamente e criam coisas numa velocidade maior que a capacidade de absorção da mídia. 

Com essa velocidade, a credibilidade parece ser menos importante do que o fato de noticiar. Mas é melhor escrever algo verdadeiro, do que se retratar. Se for algo que todo mundo já deu, então procure inovar e dar outro viés ao assunto, mas apure. Uma informação com mais credibilidade e mais completa sempre valerá mais do que a notícia errônea ou mal feita, ainda mais para um portal de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário