home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ombudsman da Folha afirma que cada página do jornal tem duas informações incorretas

Estudo feito pela Folha e divulgado nesse domingo, 31, pela ombudsman Suzana Singer mostra que cada página do jornal tem, pelo menos, duas informações incorretas. Em média, cada edição do veículo publica 99 dados errados. Desse montante, apenas 3% dos erros são corrigidos.

Para definir o número de incorreções, a Folha reuniu uma equipe para analisar os textos publicados em três edições do ano passado. Os jornalistas conversaram com fontes, consultaram dados oficiais, refizeram contas e assistiram a partidas de futebol para conferir as descrições dos jogos. Foram desconsiderados erros de português e de padronização.

Esta é a segunda vez que o veículo faz essa análise. Entre 1997 e 1998, o primeiro estudo foi feito e constatou que foram encontrados 105 erros por edição. Para a ombudsman, “em 15 anos, pouca coisa mudou. Uma queda de 6% não é motivo de comemoração, já que hoje, com a internet, é mais fácil checar os dados”.

Assim, Suzana propõe que o jornal estabeleça metas de redução de erros e garante que “não adianta sonhar com o ‘erro zero’, porque a quantidade de informação publicada é enorme”. A transparência, segundo ela, é “a garantia de qualidade do produto” e, por isso, é preciso dar espaço a correções “sem eufemismo”.

(Fonte: Portal Comunique-se)

Nenhum comentário:

Postar um comentário