Com os jornais cobrando cada vez mais
pelo uso de sites e aplicativos (que antes eram gratuitos) uma questão foi
levantada: Os leitores pagarão por conteúdos digitais? Porém foi acrescentada a
pergunta: os leitores pagarão pelo trabalho dos jornalistas?
A empresa americana Startup
Beacon lançou em março uma campanha de arrecadação de fundos para Shane Bauer,
um viajante e jornalista que ficou 26 meses preso no Irã. O objetivo é alcançar
a média salarial dele de um anos e assim, ele produzira uma reportagem sobre o
sistema prisional dos EUA.
Segundo um dos fundadores Adrian Sanders, a meta Beacon é encontrar jornalistas dispostos a
usar o site para serem completamente independentes
Quem utilizar o site
não ficará preso ao ponto de vista de um editor, nem se preocupar em receber
seu salario de alguma publicação que está em falência.
O site funciona da
seguinte maneira, o usuário paga cinco dólares ao mês ao jornalista e em troca,
recebe acesso a todo o conteúdo do site.
O site entrou no ar a
cinco meses e conta com mais de 100 jornalistas e milhares de assinantes.
Os jornalistas recebem 70% do dinheiro arrecadado e o restante vai para um
banco de bônus destinado aos que escrevem matérias compartilhadas.
Os fundadores
comparam o site a uma mídia social como o Twitter (cada autor possui um pequeno
perfil) e o Facebook (os leitores seguem seus jornalistas prediletos).
Fonte :Ig
Fonte :Ig
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