O dia 2 de abril é marcado por ser o dia mundial de conscientização do autismo. No Brasil existem mais de 2 milhões de pessoas com o Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.
Os autistas podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial. Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – que podem ser mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode achar determinados sons de fundo, que outras pessoas ignorariam, insuportavelmente barulhentos.
As pessoas com TEA podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática. O autismo é uma condição que merece o nosso olhar sensível e sem pré-conceitos.
"Ás vezes eu tenho pena de vocês por não poderem enxergar a beleza do que nos cerca da mesma forma que a gente. O fato é que a nossa visão do mundo pode ser incrível, simplesmente incrível...
Vocês podem até dizer: "Mas os olhos, que nós usamos para ver, funcionam da mesma maneira, certo?" Pois muito bem, talvez vocês estejam olhando para as mesmíssimas coisas que nós, só que a maneira como as percebemos é diferente. Sei que, quando olham para um objeto, o que veem de imediato é a coisa por inteiro, e só depois vão para reparando nos detalhes. Para os autistas, são os detalhes que pulam em nossa frente, e depois pouco a pouco a imagem inteira vai se formando aos nossos olhos". (Naoki Higashida, autista, autor do livro "O que me faz pular").
Nenhum comentário:
Postar um comentário