home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A mídia pode ser considerada o quarto poder

Foto: Divulgação
Como sabemos, na democracia existem os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e muitos acreditam que a mídia pode se encaixar no quarto poder. Mas por quê?

A resposta é bem simples. Há muito tempo a mídia deixou se der apenas uma transmissora da informação, hoje tornou-se criadora e disseminadora de opinião. Os meios de comunicação tem um poder maior do que podemos mensurar: eles decidem qual rumo dar à notícia (seja de forma positiva ou negativa) muitas vezes mascarando a realidade e visando os interesses do próprio veículo.

Mas diante dessa situação o que nós jornalistas devemos fazer?

Primeiramente, seguir as éticas jornalísticas e honrar a nossa profissão. Antes de divulgar qualquer notícia, seja ela qual for, apure, investigue, informe-se, ouça os dois lados da história, esteja a par dos acontecimentos, tenha certeza do que está falando/escrevendo, seja IMPARCIAL, não coloque seus interesses e nem opiniões na matéria, apenas dê a informação. Afinal,  você nunca deve se esquecer que o jornalista é um contador e não um inventor de histórias.

Para entender melhor esse assunto tão polêmico e abrangente é de suma importância assistir o filme “O Quarto Poder” (título original: Mad City) com direção de Costa Graves, que, apesar de ter sido lançado em 1977, continua atual até os dias de hoje. A trama mostra em detalhes a influência que a mídia exerce sobre a população.

Jornalistas ou não, todos precisam pesquisar a origem das notícias - ler e escutar mais de um veículo é imprescindível. Não acreditem em tudo que veem por aí, as redes sociais, por exemplo, estão recheadas de falsas informações.

Fique atento! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário