![]() |
Professor Beto Kerr em entrevista à equipe da AJO |
O professor do curso de comunicação social, Beto Kerr, acaba de finalizar sua dissertação de mestrado sobre o programa de voluntariado do canal NET Cidade ABCDM, projeto do qual ele foi fundador. O programa que possibilitava a voluntários do ABC praticarem a arte de produzir televisão, começou a receber suas primeiras baixas em 2012, quando a lei do cabo foi alterada e passou a proibir o vínculo voluntário na produção audiovisual, mas só foi encerrado definitivamente em 2015 após denúncia anônima junto à ANCINE (Agência Nacional de Cinema).
Em entrevista à equipe de reportagem da AJO - Agência Experimental de Jornalismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Kerr comentou essa situação na qual seu objeto de estudo esteve envolvido.
"Foi como perder um ente querido".
![]() |
Essa é a expressão que resume todo o sentimento envolvido com o fim do voluntariado do canal NET Cidade, segundo Beto Kerr. Para o professor, o grande trunfo do projeto era treinar pessoas comuns para cumprir todas as funções necessárias na produção de uma televisão. Esse treinamento não visava, necessariamente, profissionalizar os participantes (embora muitos se interessassem o suficiente para buscar imersão na área, fora do voluntariado).
Apesar do encerramento do projeto ter ocorrido no meio da sua pesquisa de mestrado, Beto afirma que isso não impossibilitou o estudo de atingir suas expectativas. A principal dificuldade, segundo ele, foi justamente a necessidade de mudar a concepção da pesquisa, uma vez que o objeto sofreu um abalo tão grande. Os rumos para a investigação foram totalmente alterados e Kerr teve de recorrer a pesquisa de arquivo para completar o estudo.
"Se o voluntariado estivesse atuando até os dias de hoje, com certeza teria continuidade".
Segundo o professor, o voluntariado -que é muito mal visto na área de comunicação social- não é exploração de mão de obra quando exercido no sentido da prestação de serviços visando o bem-estar comum. O objetivo do projeto do canal NET Cidade seria justamente atender à comunidade como um todo, e sua dissertação focou justamente na relevância do voluntariado e no papel social que a TV comunitária exerce ao contribuir para a solução de problemas dos membros dessa comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário