home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ciro Gomes ministra palestra na USCS

Na última quarta-feira (31), a Universidade Municipal de São Caetano do Sul recebeu o advogado, professor universitário e político, Ciro Gomes, para a inauguração do "Programa Brasil em Debate", realizado pela Associação de ex-alunos.

No auditório do Campus Barcelona, Ciro Gomes (PDT) palestrou sobre a conjuntura política e econômica nacional, tema proposto pelo programa, que pretende ao longo do ano receber mais personalidades para debater sobre cidadania, política e democracia, a fim de ampliar o debate e participação da comunidade acadêmica e sociedade.


(Foto: Ana Paula Silva)
Ciro iniciou a palestra abdicando-se da responsabilidade de provável candidato a presidência em 2018: “O candidato a presidente está preso a certas coisas e não é isso que quero ser hoje”, disse. Ciro trouxe o contexto histórico da economia brasileira começando em 1980, quando ainda não existia Lula e Fernando Henrique Cardoso, “sem essas paixões que nos apartam em petralhas e coxinhas”, enfatiza. 

Durante as duas horas de palestra, Ciro propôs um olhar sobre a questão estrutural do Brasil, e recomendou o pensamento livre das paixões políticas que cegam a grande maioria da população para os reais problemas do país. “O Brasil cresce, em média, ridículos dois por cento ao ano”, expôs. Com esse dado, ele iniciou as citações de estatísticas sobre as dívidas do país, tanto interna, quanto com o mercado internacional.


“Hoje, o Brasil tem quase metade da sua economia na informalidade, já somos 14 milhões e 300 mil brasileiros desempregados, iremos a 15 milhões esse ano pelo desmantelo e estupidez que estão tangendo os negócios de Estado do país, e já somos nove milhões de brasileiros empurrados para o biscate, o trabalho informal, circulando na rua tentando se virar de qualquer jeito, e desorganizando as cidades, a vida urbana e as economias”. 

O provável candidato a presidência em 2018, pelo PDT, Partido Democrático Trabalhista, também pontuou três questões fundamentais que estão afundando a economia: "O estrangulamento da empresa privada, o colapso do investimento público, e o modelo montado pelo país de aceitar que, o mercado, tem a capacidade de desenvolver a economia sozinho".

(Foto: Ana Paula Silva)
Ciro Gomes abordou o consumismo, inflação, queda econômica, movimentos econômicos, e reforma da previdência, antes das perguntas do público. 

O auditório estava cheio de alunos, professores, moradores da região do ABC e figuras políticas, como: Acássio de Moraes, Donizete Ferreira, Marcel Deco e Carrerinha.

O participante do evento, Marcos Edimilson Evangelista, achou a palestra muito importante para o município, “um candidato a presidência vir aqui na Universidade, no celeiro político do país, que é o Grande ABC, então fiquei bastante satisfeito com a palestra”, conclui Marcos.

Ouça a reportagem especial e a entrevista com Ciro Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário