home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Violência contra jornalistas cresce mais de 60% no Brasil

Foto: Divulgação
Está se tornando cada vez mais comum vermos notícias sobre casos de jornalistas que sofreram algum tipo de agressão ou que foram mortos exercendo o seu trabalho.

Mesmo com a queda do número de assassinatos de jornalistas, oito em 2015 para dois em 2016, os índices de violência contra os profissionais da imprensa teve um aumento de 62,26% em 2016 comparado ao mesmo período de 2015. Entre eles, estão os registros de agressões físicas, atentados, ataques, ameaças e intimidações. O levantamento é feito anualmente pela ABERT no relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão.

Um dado alarmante é que essa violência, na maioria dos casos, vem por parte daqueles que deveriam zelar e proteger o trabalho de profissionais da comunicação: os agentes públicos, principalmente policias e guardas municipais.

É nesse momento que eu me questiono: Qual treinamento é dado a esses profissionais que AINDA não foram capazes de entender as funções de um jornalista?

Foto: Divulgação
“Essa incompreensão dos agentes de segurança pública em relação ao real papel dos profissionais da imprensa talvez seja um dos mais graves problemas que devem ser enfrentados. A inclusão, nos treinamentos, sobre como tratar os profissionais e veículos de comunicação na cobertura de eventos públicos seria extremamente relevante e atenuaria os casos que estamos lamentavelmente relatando”, declara o residente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

Em segundo na lista de agressores, aparecem os manifestantes.

Segundo uma análise, feita nos últimos dez anos pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), entidade internacional que atua em defesa dos jornalistas, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países mais perigosos da América Latina para o exercício do jornalismo, perdendo apenas para o México, que ocupa a primeira posição.




Até quando?
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário