home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

sábado, 22 de dezembro de 2012

Isso é Jornalismo #1: O Assessor


Quando se fala em trabalhar com jornalismo, a imagem mais presente nas cabeças das pessoas é de uma redação com muita gritaria e muito a fazer: matérias para correr atrás, eventos a cobrir  Mas o jornalismo é bem mais do que o papel do repórter, do âncora de TV ou do locutor de rádio.
Para isso, foram criados alguns posts explicando outras funções que vão além do jornalismo tradicional, mas que também fazem parte de nossa adorada profissão. Porque ser jornalista é ser mais do que se imagina.
Vamos lá?

Odiado e adorado pelos repórteres, o Assessor de Imprensa é aquele que transita entre a reportagem e o marketing.



É aquele que basicamente cuida da imagem de um estabelecimento, marca ou figura pública. Ele é o responsável por representar este algo na mídia, divulgando e mandando informações aos jornalistas e aos veículos de comunicação.
Por exemplo, caso um jornalista (e agora assessor) seja contratado para cuidar da imagem de uma ex-participante de um reality show, ele será responsável em movimentar o nome desta pessoa na mídia - quem contrata um assessor normalmente tem a necessidade de aparecer.
Cabe ao assessor mandar pautas para os jornalistas e/ou meios de comunicação com o objetivo de gerar matérias para a pessoa que assessora (Ex: Fulana se candidata à prefeitura de SP). O assessor também é responsável em enviar comunicados à imprensa caso a pessoa para quem trabalha esteja envolvida em escândalos.

A função de assessoria não exige a formação em jornalismo. Entretanto, considerando que ela trabalhe com veículos de comunicação e com jornalistas, nada melhor que um profissional da área para exercê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário