home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jornalista cubana é recebida com protestos no Brasil


A jornalista cubana Yoani Sánchez foi recebida com protestos em sua chegada ao Brasil, no início desta segunda-feira (18) no aeroporto internacional de Recife/PE.

A blogueira desembarcou no país por volta de 00h30 e foi recebida por Dado Galvão, diretor do documentário Conexão Cuba Honduras, onde é entrevistada. Logo na saída, cerca de 20 manifestantes leram uma carta aberta em que criticavam o trabalho desenvolvido pela jornalista, classificado pelo grupo como uma campanha anti-Cuba. Eles também jogaram dólares falsos para a cubana.


Apesar do contratempo, Yoani demonstrou estar tranquila com a situação. "Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade", disse em entrevista ao jornal Folha de SP.

A jornalista Yoani Sánchez ficou conhecida mundialmente em 2007, através do blog Generacion Y, do portal Desde Cuba, aonde publica artigos e críticas ao governo cubano. Ela afirmou já ter sofrido diversos tipos de retaliação em seu país. Entre diversas polêmicas, entrevistou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2009.


A visita da blogueira e ativista política ao Brasil, é a primeira de uma série de viagens. Ela também passará por países como Estados Unidos, México, Espanha, Alemanha, Peru, entre outros. A jornalista, que tenta viajar ao exterior há cerca de cinco anos, havia recebido mais de 20 recusas do governo cubano para deixar o país.


(Com informações do jornal Folha de SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário