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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Assessoria de imprensa é coisa de jornalista?

A assessoria de imprensa é de fundamental importância para o ganho de credibilidade e crescimento e, consequentemente, sucesso de toda e qualquer instituição, sendo ela pública, privada, com fins lucrativos, ONGs e até mesmo de pessoas físicas.

A boa reputação está diretamente vinculada a um bom trabalho de comunicação, e como bem sabemos, a comunicação é o inicio e o fim de qualquer processo de compartilhamento de informação, seja de venda, troca de conhecimento, investimento ou afins.

Jully Gomes de 30 anos, que é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, exerceu a função de repórter no jornal de maior circulação e tiragem do Ceará, o Diário do Nordeste, e também, atuou na área de assessoria de imprensa. A profissional sempre se recorda de sua experiência neste ramo. “Estive à frente dos trabalhos relativos ao fortalecimento da imagem corporativa de cada instituição ou órgão onde trabalhei, cuidando da comunicação interna, da alimentação dos sites institucionais, redação de releases, notícias, sugestões de pauta e comunicados, relacionamento com a mídia externa, formadores de opinião, acompanhamento dos gestores em entrevistas, clipping, etc.”

E por que diabos um jornalista faria assessoria, já que aparentemente essa área está diretamente ligada à promoção da imagem?

Certamente características como um vasto conhecimento da língua e da escrita e um bom posicionamento no contexto político e social, são mais que essenciais para uma boa comunicação, independente do âmbito em que ela seja feita. E são justamente essas características que configuram um bom jornalista.

Agora me diga você, meu caro leitor: quem melhor do que um bom jornalista saberia o que dizer, quando dizer, e como dizer, para divulgar qualquer tipo de informação?! Pois bem, entre as infinitas funções dais quais um jornalista pode exercer, a assessoria de imprensa é com certeza uma delas.

(Por Caroline Ribeiro e Isabela Treza)

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