home historia Infojorn radio video olharsocial equipe

segunda-feira, 21 de março de 2016

Postar para protestar

Com o crescimento da internet e a rapidez de expor uma opinião, todos se acham, além de donos do mundo, especialistas em política. “Sou contra a corrupção”: uma das frases que mais aparecem na minha linha do tempo do Facebook. Foi então que me surgiu a dúvida: se você é contra a corrupção, é porque existe alguém abertamente a favor, não é? Eu confesso, nunca vi alguém que fosse abertamente favorável à corrupção.
Depois das manifestações de junho em 2013, contra o aumento dos vinte centavos na tarifa de ônibus, parece ter aumentado a militância na internet: o gigante acordou, hashtag #ForaDilma, governo corrupto etc. Mas parece que o gigante acordou, fez um protesto, tirou selfie, dormiu durante as eleições e agora bate panelas e luta contra a corrupção nas redes sociais. Quando não protestam virtualmente colocam a culpa no sistema. Disse Clóvis de Barros Filho, filósofo e professor especialista em ética que “o problema do sistema é um argumento que serve hoje como desculpa para tudo”. Colocar a culpa no sistema, então, é afirmar que o sistema político leva a práticas corruptas, sendo que há direito de escolha entre se corromper ou não.
Segundo o historiador brasileiro Leandro Karnal, a corrupção é histórica, estrutural e não é do governo. “A corrupção pertence a uma interpretação ética bastante difundida na sociedade, que envolve até andar no acostamento”. Portanto, é fácil ser ético e atacar algo que não me favorece. Se queremos realmente uma mudança vamos fazer como aconselha Gandhi, começando por nós mesmos. Furar fila, andar no acostamento, subornar um guarda de trânsito, colar na prova, comprar carteira de motorista, não me parecem ser comportamentos honestos.
O fato é que fazer manifestações contra generalidades não vai levar a lugar algum, postar uma publicação no Facebook ofendendo o governo atual e sonegar impostos não faz sentido, bater panelas ao invés de discutir a situação atual não causará melhoria, expor discurso de ódio não mudará a situação do país, ir a uma manifestação só para publicar uma foto no Instagram com uma hashtag ofensiva não te fará mais cidadão e muito menos um especialista em política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário